O Jardim Oudinot, situado na Gafanha da Nazaré, é um espaço público de destaque na Ria de Aveiro. Inaugurado em 2008, tornou-se um parque de lazer à beira-rio, oferecendo várias valências em seus 11 hectares, como áreas relvadas, canais de água, parque de merendas e restauração, ideal para diversas atividades ao ar livre, incluindo uma praia fluvial.

Além do amplo espaço verde, o Jardim Oudinot oferece um leque variado de atrações. Apresenta elementos históricos, como o Navio-Museu Santo André, um bacalhoeiro que conta a história da pesca do bacalhau, e uma guarita que remete ao “Forte Velho”, destinado à proteção de sentinelas. Também abriga o Forte da Barra, uma fortaleza do século XVII que desempenhou um papel defensivo relevante durante a guerra da Restauração e atualmente é considerado Imóvel de Interesse Público.

O espaço também inclui a Capela de Nossa Senhora dos Navegantes e a ponte medieval que ligava Ílhavo ao Forte da Barra, testemunhos do patrimônio histórico da região. Além disso, a pequena praia dos Tesos proporciona um ambiente tranquilo e águas mais quentes, ideal para atividades aquáticas e relaxamento.

Com uma vasta oferta desportiva ao ar livre, o Jardim Oudinot dispõe de campos de ténis, futebol e basquetebol, trilhos para bicicletas e áreas para caminhadas, proporcionando um ambiente saudável para atividades físicas. Além disso, é palco de diversos eventos, como o Festival de Bacalhau e a festa anual da Senhora dos Navegantes, que oferecem música, gastronomia, exposições e atividades culturais.

Para os visitantes desfrutarem da gastronomia local, diversos restaurantes nas proximidades, como o Marina by Luís Lavrador e o Restaurante Traineira, oferecem pratos tradicionais portugueses com vista para a Ria de Aveiro. Para chegar ao Jardim Oudinot, há acessos rodoviários de Aveiro, Barra e São Jacinto, além de autocarros e a opção de ferry.

Notícia completa em rotadaluz.pt